História Japanese Kickboxing

Em 20 de dezembro de 1959, uma disputa de Muay Thai entre os lutadores tailandeses foi realizada na prefeitura de Asakusa, Tóquio. Tatsuo Yamada, que estabeleceu “Nihon Kempo Karate-Do”, interessado no Muay Thai, realizou disputas de karate de contato pleno com regras em que os praticantes não fossem proibidos de bater diretamente entre si. Neste momento, os lutadores tailandeses foram convidados por Osamu Noguchi, que era um promotor de boxe e também estava interessado no Muay Thai a realizarem desafios e lutas contra lutadores de outras artes marciais.

Houve então o “Karate vs Muay Thai Fight” em 12 de fevereiro 1963. Três lutadores de caratê do dojo de Mas Oyama (mais tarde mundialmente famosos com o nome de Kyokushin) partiram para o Lumpinee Boxing Stadium, na Tailândia, e lutaram contra três bons lutadores de muay thai da época. Os nomes dos três combatentes Karate Kyokushin “são Tadashi Nakamura, Kenji Kurosaki e Akio Fujihira (mais conhecido como Noboru Osawa). Japão venceu por 2-1: Tadashi Nakamura e Akio Fujihira ambos os oponentes nocautearam seus respectivos oponentes com socos enquanto Kenji Kurosaki foi nocauteado com uma cotovelada. A isto devemos notar que o único japones perdedor Kenji Kurosaki era então um instrutor kyokushin, em vez de um candidato e, temporariamente, designado como um substituto para o lutador ausente escolhido. Noguchi então esmiuçou os estudos de Muay thai, e junto aos Karate-kas de Kyokushin desenvolveram uma arte marcial que foi chamada de Kickboxing e que absorveu e adotou as principais regras do Muay Thai, embora que as principais técnicas de Kickboxing ainda sejam derivadas do karate kyokushin de contato pleno japonês.

A Associação de Kickboxing, foi fundada por Osamu Noguchi em 1966 logo depois disso. Em seguida, o primeiro evento de Kickboxing foi realizado em Osaka em 11 de abril 1966.

Tatsuo Yamada falece em 1967, mas seu dojo mudou seu nome para Suginami Gym, mantendo e patrocinando o envio de kickboxers mundo afora ms tentativa de provar a eficiência e modernidade da nova arte.

O Kickboxing cresce e torna-se popular no Japão, uma vez que começa a ser transmitido na TV. Na década de 70, o Kickboxing era transmitido no Japão em três canais diferentes várias vezes por semana. Os cartéis regularmente incluíam confrontos entre japoneses (kickboxers) e (muay thai) tailandeses. Em 1980, devido à baixa audiência e, em seguida, cobertura televisiva infrequente a idade-dourada do Kickboxing no Japão, cessa repentinamente. O Kickboxing permanece no ostracismo, principalmente quanto a fama televisiva até a fundação da K-1 em 1993. Neste ano, Kazuyoshi Ishii (fundador da Seidokaikan karate) produz o evento K-1 sob regras especiais de Kickboxing (sem cotovelo e grappling de pescoço), tornando famoso o Kickboxing novamente.

Técnicas básicas do Kickboxing Tradicional Japonês
ps.: Existem variações na forma de ensino, onde alguns Dojos (academias) costumam não utilizar as nomenclaturas em japonês para os socos, utilizando
os nomes clássicos dos socos do Boxe tradicional. Os nomes de cotoveladas, joelhadas e chutes, são padrão para todas as federações que se intitulem responsáveis pelo Kickboxing Tradicional Japonês.
Boxe /Boxing (golpes de punho)

Golpes básicos:
Kizami Zuki (Jab) – Soco em linha aplicado com a mão que está à frente da base (geralmente a mão esquerda).
Gyaku Zuki (Straight) – Direto – Soco em linha aplicado com a mão que está à atrás da base (geralmente a mão direita).
Mawashi Zuki (Cross) Cruzado – Soco em gancho aplicado com ambas as mãos na altura do rosto (têmpora e queixo).
Shita Zuki (Hook) – Gancho baixo – Soco com o antebraço supinado aplicado na altura abdominal do corpo (fígado, baço e estomago).
Ura Zuki (Uppercut) – Gancho clássico – Soco em gancho aplicado com ambas as mãos em forma ascendente em direção do queixo.
Kagi Zuki Jodan (Swing) – Suíngue/Voador – Soco em gancho aplicado com ambas as mãos por cima da guarda em direção da cabeça.
Ushiro Uraken Uchi (Spinning backfist) – Soco giratório – Soco aplicado com as “costas das mãos” em direção do rosto.
Chutes / Kick (golpes de pernas):
Mae geri (chute frontal) – Aplicado geralmente na altura do tronco para manter a distância do adversário.
Yoko geri (chute lateral) – Aplicado geralmente na altura do tronco para manter a distancia do adversário.
Mawashi geri (chute circular) – Principal chute e o mais poderoso, aplicado com a parte frontal da tíbia/canela nas versões:(chute baixo (gedan), chute médio (chudan) ou chute alto (jodan)).
Ushiro geri (chute para trás/coice) – Aplicado geralmente na altura do tronco.
Golpes intermediários
Kakato geri– Chute frontal de trajetória descendente (de cima para baixo) no qual o calcanhar atinge fortemente o alvo, a versão mais poderosa desse golpe, o chute alto (jodan kakato geri), é amplamente usada no kickboxing japonês.
Ushiro Yoko Geri (chute lateral circular de trás) – Chute no qual quem aplica, gira seu corpo no sentido das costas finalizando o golpe com um chute lateral.
Ushiro Mawashi Geri (chute circular de tráz) – Chute circular girado ao contrário, ou seja no sentido das costas.
Ura Mawashi Geri (chute circular) – Poderoso chute circular onde a parte posterior da canela/calcanhar atinge o alvo.
Otoshi Geri – Chute circular onde a a perna rotaciona e parte frontal do tornozelo (peito do pé) atinge o alvo numa trajetória descendente.
Joelhadas (golpes de joelhos).
Mae Hiza Geri (joelhada frontal) – Aplicado com a parte frontal do joelho.
Mae Hiza Tobi Geri (Flying Knee – Joelhada frontal voadora) – Aplicado com a parte frontal do joelho sem que o pé de apoio toque o chão no momento do golpe.
Mawashi Hiza Geri (joelhada circular) – Aplicado com a parte lateral do joelho.
Cotoveladas (golpes de cotovelos)
Mae hiji uchi (cotovelada frontal) – Desferido de fora para dentro.
Age hiji uchi (cotovelada ascendente) – Desferido de baixo para cima.
Otoshi hiji uchi (cotovelada descendente) – Desferido de cima para baixo.
Ushiro hiji uchi (cotovelada giratória) – Aplicado com giro.
Bloqueios / Defesas básicas
Kame uke – Contra soco e cotoveladas.
Gedan barai – Contra chutes e joelhadas frontais.
Jodan uke / Age uke – Contra socos e chutes “cobertura”.
Juji uke – Contra joelhadas ou chutes cobertura.
Sune uke – Contra chutes.
Entidades internacionais.
Organização Kensei Kai do Brasil – Karate e Kickboxing https://www.kenseikai.br
International Combat Karate Organization Seiwakaihttps://www.seiwakai.com.br/
International Combat Karate Organization Kidoryukai http:www.kidoryukai.com.br/